Futebol funcional

Conheça o crossfut, o treino para apaixonados pelo futebol

Imagine você, uma pessoa apaixonada por futebol, poder se exercitar e ter uma qualidade de vida melhor graças ao treino dos maiores craques do mundo. Melhor ainda, aliado ao Crossfit, uma modalidade que alia treino funcional com o peso do próprio corpo. Essa é a proposta do Crossfut, a mistura perfeita para quem quer entrar em forma de um jeito divertido e, ao mesmo tempo, pouco puxado!

A cardiopediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Dra. Silvana Vertematti, explica que o Crossfut é uma modalidade indicada para todas as idades, graças ao baixo impacto e por ser praticado ao ar livre. “Muitos benefícios chamam a atenção neste treino: trabalha a coordenação, não tem grande impacto e define o corpo”, reitera a especialista. Além disso, o treino é ótimo para quem quer emagrecer, já que a modalidade aumenta a frequência cardíaca basal (quando o corpo está em repouso) e o condicionamento físico geral, tendo como resultado a elevação do gasto calórico e a perda de peso.

 

TURMA BOA É A QUE TREINA JUNTO!

Outro gol marcado pelo Crossfut é o fato dele ser praticado em grupo, estimulando as pessoas a continuarem com o treinamento. “Isso privilegia a troca de experiências, motivação e autoconfiança, além de fugir da proposta de academia, em que as pessoas treinam individualmente”, ressalta a médica. A prova disso vem do educador físico Eduardo Vela Lombardi de Moraes. Tudo começou com uma turma de pelada de final de semana e, claro, o time estava fora de forma.

A ideia de Eduardo foi preparar a turma para ter um melhor condicionamento físico. No começo apenas um amigo topou, e os resultados foram aparecendo bem rápido, logo a turma começou a se interessar e o preparador físico decidiu fazer uma parceria com os irmãos Guilherme e o Gustavo Prado. Logo os três desenvolveram a parceria e se tornaram sócios no novo empreendimento: o Crossfut.

 “Os treinos são abertos a qualquer pessoa porque apesar de ser realizado em grupo, o Crossfut respeita a individualidade e os limites de cada um. Inclusive temos uma turma da melhor idade, crianças e até mesmo com limitações físicas.” – Eduardo Vela, Mestre em Educação Física e desenvolvedor do Crossfut

 

TREINO DE CRAQUE

Segundo o educador físico Eduardo Vela, os treinos do Crossfut duram uma hora, sendo a primeira metade da aula são feitas corridas variadas, uso de elementos do futebol e utilização dos espaços de parques, como escadas, morros e bancos. A segunda etapa é realizada com a utilização de aparelhos do treinamento funcional somado a exercícios específicos do futebol e, também, os abdominais.

A aceitação dos participantes é incrível, como exalta o próprio Eduardo. “Os alunos acabam trazendo seus amigos e fazendo com que as turmas cresçam de maneira bem espontânea. A ideia central é criar um ambiente onde os alunos se mantenham motivados e com isso a continuidade nos treinos. Montamos uma espécie de Time!”, exclama o educador físico.

Entre os benefícios da prática estão a diminuição de peso, o aumento de força, melhora estética, mais mobilidade articular, equilíbrio na saúde e, o mais bacana é em relação aos benefícios sociais, pois cria um sentimento de pertencimento ao grupo, propício de adaptação, e até por ser realizado em ambientes abertos, trazendo mais saúde e bem estar!

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização