Exercitando nosso coração
A prática de atividades físicas é essencial para o bom funcionamento do órgão

Diferente do que alguns podem imaginar, a prática de exercícios físicos não só pode, como deve fazer parte do dia a dia de pessoas com problemas cardíacos. Obviamente, porém, é preciso ficar de olho nas características de cada modalidade, optando por aquela que ao mesmo tempo em que converse com os objetivos, também respeite as condições e limitações físicas de cada um. Embora seja bastante popular entre aqueles que querem entrar em forma de maneira mais rápida, a musculação, por exemplo, com suas diversas atividades que incluem o levantamento de peso, pode não ser a escolha mais assertiva para esse grupo de pessoas. Mas, afinal, quais são os exercícios ideais para o nosso coração?
Quem responde é o especialista em cirurgia cardiovascular e coordenador de cirurgia do Hospital Bom Clima de Guarulhos (SP), Elcio Pires Junior. “Por aumentarem o consumo de oxigênio pelo coração, gerando mais frequência para expandir o volume de sangue distribuído para os músculos esqueléticos, os exercícios aeróbicos trazem mais vantagens para nosso corpo e aumenta nossa performance cardiopulmonar.”
O médico ainda ressalta que “a prática de atividade física é essencial por proporcionar qualidade de vida e uma variedade de benefícios, como o fortalecimento do sistema imunológico, a melhoria da qualidade do sono, redução da gordura corporal, aumento de massa magra e redução de doenças cardíacas”. No entanto é preciso estar ligado que esse ganho de capacidade só ocorre de maneira eficaz naqueles que mantêm uma rotina regular de exercícios (pelo menos três vezes por semana).
“Uma boa alternativa é optar por modalidades que também estejam relacionadas com o prazer e a diversão, tais como natação, tênis, futebol, basquete, entre outros esportes que despertem a atenção e que espantem a preguiça”, pontua Elcio Pires Junior, que ainda ressalta a importância da realização de exames periódicos (ao menos uma vez por ano) para garantir a segurança e eficácia de cada exercício. E, claro, a prática de esportes e outras atividades físicas é recomendada para todas as pessoas, inclusive como uma forma de prevenção a problemas cardíacos. “Tenha em mente que o importante é ter saúde. Do resto a gente corre atrás”, completa o especialista.
MAIS LIDAS GERAL
Conheça a VIBROLIPO com o cirurgião plástico Dr. Renée
2VermesDoutor, meu filho tem vermes, e agora?
3O que posso ter: cágado,...Saiba mais e escolha melhor
4Saiba mais sobre os prós e...O método é usado por mais de 30 milhões de casais em...
5Por que levamos choque ao...Aquele momento que você encosta em alguém e sente um leve...