Anemia

Diferente do que muitos acreditam, a anemia não é somente uma doença decorrente de uma alimentação pobre em nutrientes.

Anemia: Quais são os diferentes tipos?

 

Diferente do que muitos acreditam, a anemia não é somente uma doença decorrente de uma alimentação pobre em nutrientes. Ela pode também ser genética, ser causada pela diminuição da produção de células sanguíneas pela medula óssea, pela produção de anticorpus que destroem células sanguíneas, entre outros tipos.

Entretanto, para todos os casos, é necessário um tratamento adequado. Anemias não tratadas podem desenvolver complicações que resultam em danos cerebrais irreversíveis como demência, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e problemas cardiovasculares, por exemplo.

 

O que é a anemia?

 

A anemia é uma doença caracterizada pela diminuição de hemoglobinas na corrente sanguínea, que pode ter diversas causas. Elas geralmente produzem sintomas como tontura, palidez, dor de cabeça, fraqueza, peles e mucosas ressecadas, e seu tratamento vai variar conforme a sua causa.

 

Dentre os vários tipos de anemia, estão:

 

Anemia Falciforme: Este tipo de anemia é genética e causa a destruição das células vermelhas do sangue e gera sintomas como icterícia, inchaço nas mãos e nos pés, dor em todo o corpo e deve ser tratada com uma boa alimentação, transfusão de sangue e por vezes, penicilina.

 

Anemia Ferropriva: Este tipo de anemia é causada pela baixo consumo de alimentos ricos em ferro ou hemorragias, e é identificada num simples hemograma, seu tratamento consiste na boa alimentação e na suplementação de ferro.

 

Anemia Perniciosa: A anemia perniciosa é causada pela deficiência de vitamina B12 no organismo, e gera além dos sintomas típicos da anemia, neuropatia e diminuição da concentração de ácido gástrico no estômago, podendo resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.

 

Anemia Aplástica: É uma doença auto-imune onde a medula óssea diminui a produção de células sanguíneas. Seu tratamento é feito com transplante de medula óssea e transfusão de sangue, quando não é devidamente tratada pode levar à morte em menos de 1 ano.

 

Anemia Hemolítica: Este tipo de anemia produz anticorpos que destrói as células sanguíneas, é mais comum em mulheres do que em homens e gera sintomas como palidez, tontura, marcas roxas na pele, pele e olhos secos e outros. Felizmente ela tem cura e esta pode ser alcanaçada com a toma de medicamentos e por vezes é necessária a remoção do baço.

 

Anemia de Fanconi: De origem genética, caracteriza-se por apresentar sintomas como anomalias nos dedos e na face. Pode ser diagnosticada por volta dos seis anos de idade ao observar os sinais clínicos da doença. Seu tratamento é feito com transplante de medula óssea e com a toma de imunossupressores.

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

14 99602-6689

celma@grpmais.com.br

Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos
CEP: 19.900-041

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Selecione a cidade mais próxima da sua região