Vou viajar! O que fazer com o meu pet?

Serviços de hospedagem podem ser a solução mais prática e segura para o seu bichinho

Fim de ano chegando, período de férias e nós já fazemos o planejamento de viagens para curtir o tempo livre. Mas para quem tem um animal de estimação isso pode ser uma dúvida: o que fazer com o meu bichinho de estimação? Devo levá-lo junto comigo ou deixá-lo sob os cuidados de outra pessoa?

A médica veterinária Mônica Magalhães, da Clínica Vida Animal de Vitória da Conquista, explica que alguns fatores precisam ser avaliados antes de tomar essa decisão. “Isso vai depender do destino e do tempo de duração da viagem, além das características do pet, porque tem animais que são mais sociáveis e viajam bem junto do dono, mas outros não. Costumam não gostar de mudanças e ficam enjoados em viagens mais longas”, pontua.

Caso tenha se decidido por levar o seu pet na viagem é sempre importante fazer um check-up com o seu veterinário antes de pegar a estrada para colocar as vacinas em dia, além de “fazer um controle preventivo contra pulgas e carrapatos e avaliar a saúde do animal, percebendo se há a necessidade de alguma medicação para evitar o enjoo ou para acalmar a agitação dele. Se a viagem for de carro ou ônibus, os gatos e cachorros menores devem ir em caixas de transporte, e os cães maiores podem ir no banco de trás com o cinto de segurança específico para eles ou então em caixas de transporte também”, orienta Mônica.

Se você vai viajar de carro com o seu bichinho, faça pequenas paradas durante o trajeto a cada duas ou três horas para que o animal caminhe um pouco, faça suas necessidades e beba água. A veterinária ainda orienta que o animal viaje em jejum, evitando a ingestão de alimentos pelo menos duas horas antes. Também é essencial estar atento aos animais que possuem focinho curto, eles tem um pouco de dificuldade de respirar, principalmente em dias muito quentes, e isso pode gerar sérios problemas respiratórios. Por isso reforçamos: as paradas para refrescar o pet são muito importantes!

Mas se você vai viajar de avião com o seu animal fique atento às exigências de cada companhia aérea. Geralmente, é cobrada a carteira de vacinação atualizada e um atestado de saúde emitido por um médico veterinário. Por isso é sempre bom se planejar com antecedência.

Ah! Uma dica valiosa: se você for mesmo levar o seu melhor amigo para se divertir com você na viagem, providencie uma coleira com uma plaquinha de identificação com o nome do animal e seu telefone de contato. Em lugares em que o animal ainda não reconhece o ambiente é possível que ele se perca de você.

Se levar o seu melhor amigo junto com você na viagem não é uma opção, só o deixe sozinho em casa se a viagem for bem curta, de no máximo dois dias. Mas é importante ter uma pessoa de confiança para alimentá-lo, trocar a água e passear ou brincar com ele todos os dias. Essa opção nunca é a mais segura. O ideal é procurar por hotéis especializados, geralmente ligados a clínicas veterinárias ou petshops, com cuidadores que vão zelar pelo bem-estar do seu pet e deixar o dono despreocupado.

Mas atenção! “É importante conhecer o lugar antes de hospedar o animal, que ele esteja com as vacinas atualizadas e com a saúde em perfeito estado. Além disso, o ideal é sempre deixar um brinquedo, a caminha que tem o cheiro dele, a ração que o animal está acostumado a comer, porque uma eventual troca de alimentação pode ocasionar problemas de saúde”, alerta a veterinária.

A mudança de rotina é sempre estressante para o animal porque ele vai estar em um ambiente diferente e vai conviver com pessoas também diferentes, mas é mais seguro deixa-lo numa clínica que tenha hospedagem e um veterinário responsável que pode ficar sempre atento e resolver qualquer problema que possa surgir na saúde do pet. Na clínica Vida Animal são oferecidos serviços de acupuntura, banhos de ofurô e até massagens relaxantes para “hóspedes” para que eles fiquem mais tranquilos e menos estressados durante a estadia longe do seu dono. 


Monica Pinheiro de Magalhães,
Médica Veterinária

CLÍNICA VIDA ANIMAL
Av. São Geraldo, 1125, Alto Maron, Vitória da Conquista-BA
Fone: (77) 3425-1054

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz Ourinhos: (14) 3322-2465
Filial Vitória da Conquista: (77) 3422-4233

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização