Descobertas da edição

Veja os estudos e pesquisas mais recentes da área de saúde para que você fique ainda mais bem informado!

ANIMAIS

Você já deve ter ouvido falar que é importante não demonstrar para um cachorro que está com medo dele, pois ele pode “farejar” o nervosismo e acabar atacando. Isso não é mito! Um estudo publicado no periódico British Medical Journal comprovou que existem maiores probabilidades de cachorros morderem pessoas mais ansiosas e neuróticas, em geral menos estáveis emocionalmente. Outro detalhe da pesquisa é que mais de 50% dos entrevistados alegaram que não conheciam os cachorros que os atacaram.

ALZHEIMER

Uma equipe internacional de cientistas liderada pelo japonês Koichi Tanaka, Nobel de Química de 2002, desenvolveu um teste, por meio de um exame de sangue, que é capaz de detectar uma proteína conhecida como amiloide beta relacionada ao Alzheimer sete anos antes de manifestar os primeiros sintomas da doença. O teste tem uma taxa de 90% de precisão e o experimento foi realizado em dois grupos, um de 121 japoneses e outro com 252 australianos. A descoberta foi revelada em artigo publicado na “Nature”.

FRUTA

Pesquisadores brasileiros da Embrapa criaram uma nova fruta cítrica para diversificar a produção de frutas na região do Vale do São Francisco, no Nordeste. O “tangelo”, como foi batizada, é uma mistura de uma tangerina com um pomelo, fruta mais doce que uma laranja, sem sementes e maior que uma tangerina. A engenheira agrônoma Débora Bastos, uma das líderes da pesquisa afirmou que os frutos têm ótimo sabor, coloração e níveis de açúcar e acidez.

CRIATIVIDADE

Um novo estudo publicado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, chegou à conclusão de que pessoas com cérebros mais eficientes podem ter capacidade cerebral demais para impedir que suas mentem se dispersem em pensamentos. O estudo afirma que sonhar acordado pode ser um sinal de mais inteligência e criatividade. Para comprovar a afirmação, os pesquisadores analisaram a atividade cerebral de 100 voluntários que tiveram que ficar imóvel numa posição durante cinco minutos para que pudessem ser identificadas as áreas do cérebro trabalham juntas enquanto o corpo está em repouso. Logo após, os voluntários fizeram testes de inteligência e criatividade e os resultados mostraram que as pessoas que sonharam acordadas tiveram as melhores pontuações.

IMUNIZAÇÃO

Dados do estudo Vaccinate for Life (Vacinação pela Vida), nova pesquisa encomendada pela GSK Vacinas – conduzida pelo Instituto Ipsos MORI no Brasil, Alemanha, Índia, Itália e Estados Unidos – mostrou que mais de dois terços dos adultos podem estar em falta com a vacinação. Os dados apontam que 15% dos adultos acreditam que as vacinas são recomendadas somente para crianças e/ou bebês e 21% consideram a vacinação apenas para fins de viagem, além disso 60% deles dizem que não receberam informações da saúde pública sobre a importância da vacinação nesta faixa etária.

 

CÚRCUMA

Consumir o açafrão da terra ou cúrcuma – como é popularmente chamado e bastante usado no tempero curry – pode ajudar a melhorar o seu humor e potencializar a memória. Isso porque um estudo divulgado no American Journal of Geriatric Psychiatry mostrou que a curcumina é um antioxidante poderoso capaz de proteger o cérebro contra radicais livres, além de possuir propriedades anti-inflamatórias. Então, além de deixar sua comida mais bonita, a cúrcuma pode ser boa para sua mente!

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz (14) 3322-2465

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização