7 dicas para se cuidar no inverno

Mantenha corpo, pele e cabelos saudáveis no frio!

O registro das baixas temperaturas nos termômetros e o tempo seco não negam: o inverno chegou com tudo! E é bastante comum percebermos o efeito que ele causa na nossa pele, deixando-a mais ressecada por conta da diminuição na transpiração corporal, no cabelo que fica mais quebradiço, com frizz e pontas duplas, além do desânimo que acaba atrapalhando a vontade de sair da cama para praticar qualquer atividade física. Ah! E isso sem falar na diminuição da ingestão de líquidos, já que o calor é o que nos incentiva a beber bastante água durante o verão.

Mas existem alguns cuidados que você pode ter para ajudar a diminuir, e prevenir, todos esses efeitos no inverno. Confira algumas dicas que a +Saúde preparou para você com o auxílio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBF).

  1. BEBA ÁGUA!

É comum que nessa época do ano as pessoas diminuam a quantidade de água ingerida por não sentirem tanta sede e esse é um erro brutal. Beber água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio. Para quem tem dificuldade em tomar água durante esta estação, aqui vai uma dica: tome chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia (dois litros) entre água e chás. Assim, o consumo torna-se mais prazeroso.

  1. EVITE BANHOS MUITO QUENTES E PROLONGADOS

Os minutos a mais debaixo do chuveiro, principalmente em água com temperatura superior à do corpo (acima de 36,5ºC), provocam a remoção da oleosidade natural da pele de forma mais intensa. Isso pode retirar o efeito protetor do manto lipídico e causar o ressecamento da pele, que piora quando se combina a água quente ao uso excessivo de sabonetes.

  1. HIDRATE OS FIOS E A PELE

A água quente é um dos principais inimigos dos nossos cabelos pois causa a desidratação dos fios, aumenta a queda capilar e provoca descamação o couro cabeludo que fica ainda mais oleoso nessa época. Por isso, utilize sempre água morna e faça hidratação semanalmente com um creme específico para o seu tipo de cabelo. E não durma com o cabelo molhado, pois isso pode deixá-lo mais fraco e quebradiço.  Já os hidratantes e loções devem ser aplicados logo após o banho, quando os poros ainda estão abertos e os produtos vão agir com mais eficiência para deixar a pele hidratada.

  1. ALIMENTE-SE DE FORMA ADEQUADA

O tempo frio é um verdadeiro incentivo para que a gente caia em tentação e aposte em alimentos mais pesados e que não são nada saudáveis. O ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a tangerina, o limão e a cereja, entre outras; e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos ótimos para esta estação e que podem trazer benefícios a longo prazo.

  1. PROTEJA-SE DO FRIO!

Vista-se de forma confortável para se manter aquecido. Vale trocar as meias com frequência para lhe ajudar a manter os pés quentinhos, porque com a umidade natural do seu corpo, eles podem ficar molhados. Para quem tem problemas respiratórios, é essencial manter as roupas de cama sempre limpas, retirar o pó da mobília e limpar o chão com pano úmido, evitando produtos químicos de limpeza. Mas lembre-se de manter a casa sempre bem ventilada para evitar o aparecimento de ácaros e fungos.

  1. PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS

A grande vantagem de treinar no inverno é que esse gasto calórico extra, aliado a uma alimentação correta e aos exercícios, leva a uma perda de peso mais acelerada do que durante o verão. Ou seja, se você se exercita durante o inverno você obtém um resultado mais eficaz do que no calor, mesmo mantendo o mesmo ritmo de treinos. Isso sem falar que esse tempo fica mais confortável para se dedicar a rotina de exercícios, sem todo aquele calor e suor excessivo. Dessa forma todo esse esforço para sair da cama no inverno para treinar vai valer a pena, pois você vai ficar com o seu corpo em forma para curtir o verão!

  1. É HORA DE REALIZAR PROCEDIMENTOS DERMATÓLOGICOS

O inverno é uma boa época para realizar alguns tratamentos dermatológicos que precisam evitar a exposição ao sol após o processo, como peelings, tratamentos a laser, entre outros. Procedimentos de depilação a laser e criolipólise também são bastante indicados nesta estação.

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