Piolho

Ainda hoje mães sofrem para eliminar esse pentelho

Há quem diga que é falta de higiene e até doença, mas uma coisa é certa: dificilmente uma criança não irá sofrer com os piolhos durante a infância. E com a volta as aulas não adianta se descabelar mamãe. Confira os passos para manter a cabeça dos seus filhos (e a sua também, afinal ninguém esta livre desses insetos chatos) livre dos piolhos e lêndeas.

A presença de piolhos em crianças não é reflexo de maus hábitos de higiene e tampouco pode ser entendida como uma falha da parte dos pais. Muitas vezes não há como prevenir a ocorrência de piolhos, principalmente em ambientes infantis e escolares. Esses insetos vivem no couro cabeludo e podem ser transmitidos pelo contato próximo com outras pessoas. O piolho não salta, não pula, nem voa, mas pode passar diretamente de um cabelo para outro, por isso deve-se evitar aproximar a cabeça da cabeça de quem tem piolho.

 

Tratamento

 

Não precisa cortar o cabelo muito menos raspar a cabeça! Existe hoje no mercado, inúmeros shampos e loções que funcionam muito bem no tratamento contra os piolhos. Após a lavagem com tais substancias, os insetos devem ser retirados com um pente fino e posteriormente devem ser retirados os ovos dos piolhos (lêndeas) que não saem com o pente. É um trabalho que exige muita paciência das mães, e dos pequenos também. Se não exterminados, as lêndeas viram novos piolhos e o ciclo recomeça.

As roupas de cama e objetos utilizados pela pessoa infectada devem ser lavados com água quente, pois os piolhos podem sobreviver fora do corpo humano. Se o shampoo e as loções não derem jeito na situação, um medico deve ser procurado para a prescrição de remédio via oral que também é muito eficaz contra o piolho. Porém ele deve ser utilizado apenas com a prescrição de um profissional.

 

Dica:

Verifique a cada sete dias, com pente fino, se ainda há lêndeas ou piolhos, durante 40 dias. A aplicação do shampoo deve ser repetida 15 dias após a primeira aplicação. Faça um mutirão com as mamães de outras crianças da escola do seu filho para que todas as sejam limpas e assim não volte a passar piolhos uns aos outros o que é muito comum nos ambientes infantis.

 

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

14 99602-6689

celma@grpmais.com.br

Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos
CEP: 19.900-041

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Selecione a cidade mais próxima da sua região