Que cor de olhos o bebê vai ter?

Você sabe como é definida a cor dos nossos olhos?

 

          A criança nasceu com olhos azuis e você quer saber se eles vão escurecer com o tempo? Só saberemos após o bebê completar um ano.      A cor dos olhos é definida pela cor da íris, ela, por sua vez, depende de uma proteína chamada melanina: a mesma que determina a cor da pele e dos cabelos.

 

          No nascimento, os olhos serão azuis ou acinzentados em quase todos os bebês, isso porque o melanócito – célula responsável por produzir a melanina – esteve no escuro durante a gestação e não foi estimulado a produzir a melanina. Após o nascimento, a cor dos olhos dependerá da produção deste pigmento. Se o melanócito produzir pouca melanina, os olhos permanecerão azuis. Se produzir uma pouco mais, esverdeado. Se produzir muito, os olhos então podem ser marrons (cor de mel, marrom, até marrom escuro).

 

          Durante os seis primeiros meses de vida a produção do pigmento será mais intensa. Depois disso a cor ainda pode mudar até por volta de um ano de vida. Os bebês de ascendência negra ou asiática costumam ter olhos castanhos predominantemente, mas também poderão ter olhos claros.

 

          Portanto, para se saber a cor definitiva dos olhos do bebê, será necessário esperar até um ano de idade. Sempre é recomendado fazer o Teste do Olhinho no recém-nascido para se certificar que esta tudo bem com a saúde ocular do bebê.

 

Por Dr. José Calil Mansur - Oftalmologista

Ourinhos/SP - Rua Benjamin Constant, 865, Vila Moraes

(14) 3326-1910

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização