Novembro Azul

UM MOVIMENTO A FAVOR DO EXAME QUE DIAGNÓSTICA O CÂNCER DE PRÓSTATA

 

Começa no próximo mês o movimento intitulado “Novembro Azul” que coloca em pauta em toda a mídia nacional a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata. Seguindo a mesma idéia do ‘outubro rosa’, a iniciativa é realizada pelo SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) e o Instituto Lado a Lado.

O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama.

“O câncer que mais mata o homem é o de pulmão, mas o que mais acontece é o de próstata. Mas ele é um câncer curável se diagnosticado no início, quando ainda está dentro da glândula, pois é feita a retirada dessa glândula e o paciente tem 90% de estar curado. Por isso que a prevenção do câncer é importante, tão importante que foi criada uma campanha para conscientizar o homem a fazer os exames após 45 anos”, disse o Urologista Agostinho Brandão.

Cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. Um a cada seis homens terá câncer de próstata e 1 a cada 36 morrerá da doença é o que afirma a SBU.

Para chamar atenção dos homens de todo Brasil será realizado campanhas em todas as mídias, a iluminação de pontos turísticos em diversas capitais brasileiras e a distribuição de panfletos em estádios de futebol durante o campeonato brasileiro.

 

A doença - O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula.

“Os mais velhos tem um preconceito com o exame de toque retal, mas os mais jovens têm se conscientizado da importância dele e essa aceitação mudou muito com os anos. Se todos os homens vivessem até 100 anos, quase sua totalidade teria câncer de próstata um dia, por isso a importância da prevenção”, concluiu o Urologista.

A Sociedade Brasileira de Urologia inicia uma nova recomendação, baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos: o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz Ourinhos: (14) 3322-2465
Filial Vitória da Conquista: (77) 3422-4233

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização