Acidentes oculares

Como previnir

Estamos constatando inúmeros acidentes oculares, que poderiam ser evitados com medidas simples, como proteger os olhos quando for realizar qualquer atividade que não realiza frequentemente.

Alguns exemplos de acidentes oculares mais comuns são:

- Poda de plantas (leite das plantas pode causar queimaduras nos olhos);

- Utilização de pregos (pode cair fagulhas nos olhos);

- Manuseio de Furadeiras e Lixadeiras elétricas;

- Manuseio com produtos químicos (cloro, alvejante, soda caustica, etc.).

Devemos sempre proteger os olhos com óculos de segurança quando manusear qualquer produto ou ferramenta que coloque em risco os nossos olhos. Sempre os acidentes acontecem quando estamos sem óculos de proteção, principalmente em casa, quando não nos protegemos adequadamente para realizar qualquer tipo de conserto ou reparo, com, por exemplo, bater pregos.

Acontecem também acidentes graves com garrafas de refrigerante ou cerveja de vidro com tampinha de metal, pois é muito comum a tampa se soltar com a pressão do gás do liquido, e vem com uma velocidade que pode causar graves ferimentos oculares.

Ao manusear objetos como arames, lâmpadas, colas e objetos pontiagudos, álcool e produtos químicos devemos sempre colocar óculos de segurança, pois os acidentes acontecem quando não estamos protegidos.

Quando nos expomos ao vento (andar de moto, bicicleta), devemos também usar viseiras ou óculos de proteção.

Vários acidentes oculares acontecem em que a pessoa troca o colírio que iria pingar nos olhos por outro medicamento que tem o frasco parecido com o frasco do colírio. ATENÇÃO, não se deve nunca guardar colírios com outros medicamentos para não acontecer este tipo de acidente.

Deixar sempre produtos de limpeza, inseticidas, colas e objetos pontiagudos fora do alcance das crianças, pois elas não têm noção dos riscos que esses produtos podem causar para seus olhos e sua saúde.

Na prática da Clinica Oftalmológica vários acidentes oculares poderiam ser evitados com simples medidas de segurança. Proteja seus olhos e tenha uma vida feliz e enxergando tudo o que há de bom.

 

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

14 99602-6689

celma@grpmais.com.br

Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos
CEP: 19.900-041

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Selecione a cidade mais próxima da sua região