A vacina contra gripe pode provocar a doença?

Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a vacinação

Ela começa com aquela sensação de “moleza” no corpo, acompanhada de calafrios, nariz congestionado, febre, cansaço, sonolência e quando você menos espera... ela te derruba na cama! A gripe é aquela visita inconveniente que sempre chega no período do outono/inverno para deixar todo mundo em estado de alerta, por isso é importante se prevenir e o método mais eficaz contra a doença é a imunização. Corre por aí o boato de que a vacina da gripe faz mal! Mas será que isso é verdade? O médico infectologista Helder José Minelli, que atua no Hospital América, em Mauá, São Paulo, esclareceu alguns mitos e verdades para acabar de vez com todas as dúvidas sobre a vacina. Veja:

 

VACINA CONTRA GRIPE CAUSA GRIPE. Mito

 A vacina é elaborada com vírus inativos (mortos). Desta forma é impossível a pessoa ficar gripada devido a vacina, porque ela é 100% segura e incapaz de provocar a doença.

 

VACINA CONTRA GRIPE IMUNIZA CONTRA RESFRIADO. Mito

 Apesar dos sintomas serem parecidos, os vírus da gripe e resfriado são diferentes. No resfriado os sintomas são mais brandos, quase sem febre. A maioria da população pode apresentar em média de três a quatro resfriados por ano, sendo muitas vezes confundidos com a gripe - uma doença mais grave, que causa febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e exige mais cuidados para não evoluir para uma pneumonia.

 

PRECISO ME VACINAR TODOS OS ANOS. Verdade

A vacina da gripe deve ser administrada anualmente, pois ela é elaborada todos os anos com os tipos de vírus mais frequentes do ano anterior, que causaram diferentes tipos de gripe, e a vacina é produzida a partir dos vírus que estão mais propensos a aparecer durante o período de vacinação. Assim, a vacina de 2017 pode ser bem diferente da de 2018. Além disso, a imunidade que ela oferece se mantém por um período de aproximadamente 12 meses.

 

SE A GESTANTE TOMA A VACINA PODE FAZER MAL PARA O BEBÊ. Mito

Em primeiro lugar toda a gestante deve receber a vacina da gripe e isso não faz mal para o bebê (feto ou recém-nascido), sendo que nos casos de recém-nascidos o leite materno, quando a mãe é vacinada, garante a imunidade.

 

PODE ACONTECER DE A VACINA NÃO FUNCIONAR? Verdade

Sim. A vacina tem uma taxa de imunização de 70 a 90%, uma vez que ela é feita para cobrir os principais tipos de vírus, mas não todos. Pode ocorrer também de a pessoa ter sido infectada dias antes da vacinação (mais ou menos 15 dias) e organismo não ter tido tempo suficiente para produzir os anticorpos.

 

A GRIPE PODE MATAR? Verdade

Infelizmente, sim. A mortalidade mundial é de 0,1 a 0,5% dos infectados. Apesar de, proporcionalmente, essa taxa ser baixa, quando é uma época de pandemia em números absolutos, o total de óbitos é muito alto. Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves, principalmente nos grupos de alto risco como pessoas idosas, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

 

Outras medidas importantes que ajudam na prevenção:

- Lavar e higienizar as mãos com frequência.

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa.

- Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.

- Ter boa alimentação e beber bastante líquido.

- Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe.

- Manter a sua casa bem arejada.

(Fonte: Ministério da Saúde)

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz Ourinhos: (14) 3322-2465
Filial Vitória da Conquista: (77) 3422-4233

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização